"Consciously we teach what we know, unconsciously we teach who we are." Hamachek, 1999

Jigsaw Method

Jigsaw Method - Método Quebra-cabeça

O que é?
O método Jigsaw é mais um método cooperativo onde os estudantes são sujeitos ativos no processo e o professor atua como observador ou instrutor. Os alunos irão "Aprender ensinando".


Como preparar?
Primeiramente o professor deverá dividir a sala em grupos de 5 a 6 estudantes cada. É interessante que os grupos tenham pessoas em diferentes níveis de aprendizagem.
Em seguida o professor deve definir um estudante por grupo para ser o líder.
O professor deverá selecionar 5 a 6 temas para a aula do dia e cada estudante será responsável por um tema em seu grupo, de modo que pelo menos um aluno por grupo seja responsável por determinado tema.
O professor deve agora dar um tempo para que os alunos leiam sobre seus temas individualmente. O líder deve manter a organização do grupo.
Após este tempo para a leitura, o professor deve dividir os grupos novamente e formar novos grupos. Cada novo grupo será constituído pelos alunos que estudaram sobre os mesmos temas. Nestes grupos eles irão discutir entre si sobre o assunto e assim trocar ideias, conhecimentos, observações, corrigir erros conceituais e outros assuntos relacionados ao tema.
Em seguida o professor irá pedir aos alunos que voltem aos seus grupos originais e cada um deve apresentar seu conteúdo para os colegas. Neste momento, o professor também deve encorajar todos a perguntarem sobre o assunto dos outros.
Ao final o professor dá um pequeno teste sobre o conteúdo para verificar se todos os aspectos necessários foram compreendidos pelos alunos e, consequentemente, explicar os conceitos não compreendidos.

Quais as funções do professor?
O professor atua como um instrutor e observador em sala de aula, podendo fazer intervenções quando achar necessário.
Preparar muito bem os temas antes da aula, definir os objetivos da aula e falar sobre esses objetivos com os alunos.
Durante a fase do estudo em grupo, o professor irá observar se todos alunos estão engajados em suas tarefas.
Na segunda fase, onde são formados os grupos com temas específicos, o professor irá caminhar pelos grupos para observar se o assunto está sendo explicado da forma correta e intervir quando necessário.

Quais os benefícios desta metodologia?
Os estudantes têm mais tempo para praticar competências pouco trabalhadas na escola como discussão, debate, organização e trabalho em equipe.
Promove o uso de outras habilidades como a análise, avaliação e síntese.
Dá a oportunidade dos estudantes utilizarem seus conhecimentos prévios, habilidades e competências.
Promove mais trabalho em grupo.
Esta metodologia pode ser melhor do que os nossos "seminários", pois todos os estudantes do grupo devem estar engajados com o trabalho e diminui a apreensão dos alunos de apresentarem na frente da sala para todos os colegas inclusive o professor, tornando-se o centro das atenções.
Os estudantes podem aprender a estudar sozinhos, facilitando este tipo de estudo em casa quando necessário.
Os estudantes poderão aprender ensinando, o que é uma excelente forma de ativação dos mesmos.

Considerações finais
Ao invés do teste para verificar se o conteúdo do dia foi bem trabalhado, o professor pode fazer uma discussão geral com a sala, assim, ao mesmo tempo que verifica se os objetivos foram alcançados ele pode trabalhar os pontos fracos.
Mais uma vez os estudantes são o centro da aprendizagem, e é isso que devemos fazer, torná-los o objetivo principal de nosso trabalho. Sempre falamos a seguinte frase: "Só existem professores porque existem alunos", mas infelizmente não agimos desta forma, em momentos de raiva muitos falam para suas turmas "Terei meu salário vocês querendo estudar ou não".
Se nossos estudantes perceberem que realmente estamos trabalhando para eles e para a sociedade, talvez eles fiquem mais motivados com as aulas e consequentemente poderemos aumentar o aprendizado.
E mais uma frase para reflexão.
"Aqueles que sabem fazem, aqueles que entendem ensinam". Aristóteles
Learning by teaching!



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