"Consciously we teach what we know, unconsciously we teach who we are." Hamachek, 1999

Debate

Debate

O que é?
Bem, debate é algo que nós conhecemos bastante, principalmente depois das últimas eleições presidenciais no Brasil, onde os debates foram tão polêmicos. Mas o debate que irei descrever possui apenas fins educacionais.
É uma metodologia onde os estudantes são novamente o centro da aprendizagem. O professor é apenas o mediador e há diferentes funções exercidas pelos estudantes.
Como preparar?
Antes do debate o professor deverá escolher a questão central a ser trabalhada no debate. Por exemplo: "Energia eólica é melhor do que energia solar"
Em uma sala com 30 alunos, escolher 5 alunos para serem a favor da afirmativa e 5 alunos para serem contra esta afirmativa. 5 alunos serão chamados de observadores e o restante será o público.
A função dos observadores é a de observar e relatar tudo que acontece no debate. Estas observações serão lidas e discutidas posteriormente. O público deverá se mover para o lado que acharem melhor, ou seja, durante o debate, o público deverá analisar as afirmações daqueles que são contra e a favor da questão central e ir para mais próximo daquela que o convencer melhor, como um medidor de audiência.
Após a seleção dos grupos, os mesmos têm dez minutos para planejar sua argumentação, enquanto isso, o professor dá todas as orientações aos observadores e ao público.
Em seguida irá começar o debate, com as mesas organizadas como a figura abaixo. Esta fase têm duração de 15 minutos. Durante esta fase, os prós e contras irão apresentar seus argumentos, os observadores irão observar e registrar e o público irá mover-se para o lado de quem o convencer melhor.
Após o término desta fase, os observadores irão avaliar o mesmo, lendo suas notas e discutindo.
O professor pode fazer uma discussão sobre a questão central e mostrar alguns slides, discutindo e mostrando sua opinião e a teoria da questão central.
Uma boa ideia é fazer uma segunda rodada trocando os papéis dos alunos que foram pró e contra.

Quais as funções do professor?
O professor deverá preparar o tema, inclusive estudando muito sobre o conteúdo. Ele é o mediador e após o debate faz a discussão e considerações necessárias.
Quais os benefícios desta metodologia?
Os estudantes podem praticar competências pouco trabalhadas na escola como discussão, debate, argumentação e atenção.
Reforça aos estudantes que suas opiniões, ideias e experiências são valiosas para o processo de aprendizagem.
Dá a oportunidade dos estudantes utilizarem seus conhecimentos prévios, habilidades e competências.
Dá a oportunidade dos estudantes andarem em sala de aula, ao invés de ficarem apenas sentados olhando para a nuca do colega da frente e escutando o professor.

Considerações finais
O debate é uma metodologia interessante, principalmente desta forma, onde nem todos debatem "ativamente". Porém, acredito que esta metodologia é mais restrita que as outras já tratadas como o Gallery Walk, Jigsaw e OPERA. Na área de humanas esta pode ser uma excelente metodologia, porém nas exatas eu vejo algumas limitações, como no caso das teorias e regras que são muito difíceis de serem contestadas.
E para finalizar:
“Um debate é uma troca de conhecimentos, uma discussão é uma troca de ignorâncias.” 
Robert Quillen



Nenhum comentário:

Postar um comentário